PROJETOS / Residencial / Casa Joca

Casa Joca

- iluminação e aberturas -


Um casal jovem, um filho pequeno e a vontade de uma casa térrea com muita iluminação e área externa foram as diretrizes para esta residência localizada no Condomínio Alphaville I, em Campo
Grande/MS. 

Das necessidades da família do pequeno Joca e do terreno em aclive, surgiu o partido arquitetônico: um volume para os ambientes de estar localizado na cota média do terreno e outro, logo ao lado e com cota abaixo do primeiro, no nível da calçada. 

A estratégia liberou a iluminação natural leste (sol da manhã) tanto para os ambientes de estar quanto para os quartos. Da mesma solução criou-se a possibilidade da ventilação cruzando os ambientes e também de um maior aproveitamento do terreno, utilizando-se da cobertura do volume rebaixado dos quartos como um grande terraço contínuo a varanda.

A solução ainda auxiliou a criação do mobiliário: uma mesma bancada atravessa os ambientes (sala de TV, escritório e jantar) adequando-se aos usos de mesas de trabalho, banco, arquibancada, acesso ao terraço e buffet. Da área de lazer, a extensão da varanda serve de palco para outra arquibancada que surge como acesso ao terraço.

Concentrado, o volume da caixa d'agua com o setor de serviço, cozinha e churrasqueira da residência, facilita as instalações hidrossanitárias ao mesmo tempo que protege o espaço gourmet do sol da tarde, indesejado para os dias que a família chamar amigos para um churrasco.

Os materiais utilizados criam um ambiente em tom industrial, porém aconchegante. A cobertura metálica preta ao lado forro em madeira, revestimentos de tijolos com texturas em cimento queimado e aberturas envidraçadas com cortinas controlando a privacidade.

Assim, o projeto se caracteriza como uma casa térrea onde os quartos ganham em privacidade e o terraço acima amplia as possibilidades de uso e a otimização de conforto para os ambientes próximos.